• PlantaParaCadaLugar

    Planta perfeita…

    … para cada lugar. Ter e cuidar de um jardim é saudável e dá prazer. As plantas são maravilhas da natureza e podemos nos rodear delas! Saiba...

  • jardimnatural

    Jardim Natural

    Como projetar um Você pode ter um jardim simplesmente com a sua cara. Jardins naturais são aqueles que vão acontecendo aos poucos, conforme a mão do dono, conforme...

  • PlantasNoInverno

    Plantas no Inverno

    Como protege-las Muitas regiões do país têm invernos frios, além dos estados do Sul. Regiões de altitude, por exemplo, podem apresentar temperaturas muito baixas entre junho e...

  • Panfleto-EcoAdubo-Frente

    Revenda Ecoadubo

    Seja um revendedor Ecoadubo! Faça como o nosso lojista Valdoir Rocha da Viva Bonsai – em Porto Alegre-RS e tenha em sua loja um produto de altíssima qualidade,...

  • justicia-vermelha (1)

    Plantas para Lugares Úmidos

    Algumas áreas podem ter solos mais umedecidos devido a infiltrações, lençol freático alto, fontes e outros fatores. Afinal, os jardins brasileiros apresentam uma diferença muito grande de plantas, de...

  • 27-04-2013 - PE -Semi Final Campeontato Pernambucano 2013l -Sport(PE) X Ypiranga(PE)

    23 de junho!

        Desejamos a todos os clientes lojistas, consumidores e representantes:

  • FINAL 2 - familia flores

    100% Natural

    EcoAdubo oferece nutrição orgânica saudável para plantas

  • FINAL2 - bebe com cachorro na grama

    Seguro e Confiável

    Sem odor e livre de bactérias. Pode ser usado próximo a animais de estimação.

  • FINAL CASAL IDOSO

    Age por muito mais tempo

    Os nutrientes são liberados durante a rega, proporcionando uma nutrição constante e duradoura.

  • FINAL casal cesta verduras

    Rende Muito

    Cada embalagem é suficiente para adubar 40 vasos ou 15m2 de jardins e gramados.

Vida e cor para os jardins
Conheça as características do Hibisco e saiba onde e como plantá-lo.
Quem gosta de um jardim bonito e colorido deve conhecer o Hibisco. Esta planta, originária da Ásia Tropical, foi eleita a flor nacional da Malásia e do Havaí.

Quais são as características do Hibisco?

  • Altura: de 3 a 5 metros;
  • Flores: grandes (do tamanho de uma mão), que podem ser encontradas nas cores: vermelha, amarela, rosa, multicolorido, etc. Lembrando que suas flores duram de 1 a 2 dias, mas são numerosas;
  • Caule: com textura lenhosa – por isso pode crescer e ficar parecido com uma pequena árvore;

Leia Mais

Gloriosa rothschildiana
  • Nome Científico: Gloriosa rothschildiana
  • Nomes Populares: Gloriosa, Garras-de-tigre, Lírio-trepadeira
  • Família: Colchicaceae
  • Categoria: Bulbosas, Trepadeiras
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Origem: África
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Leia Mais

Designer cria acessórios que carregam jardins em miniatura

Planta de vestir, planta de passear, planta para trazer um pouco mais de verde para o nosso dia a dia. Essa é a ideia do projeto Wearable Planter da designer Colleen Jordan. A criativa de Atlanta, GA, criou diversas peças para carregar jardins em miniatura, através de uma bicicleta ou de acessórios como colares, pingentes, broches ou anéis, todos produzidos em impressora 3D.

Leia Mais

… para cada lugar.

Ter e cuidar de um jardim é saudável e dá prazer. As plantas são maravilhas da natureza e podemos nos rodear delas! Saiba como escolher a planta certa para o local que deseja.

A Planta Perfeita para Cada Lugar

Algumas causas de insucesso com plantas

Planejar e visitar hortos e floriculturas, escolher mudas levar para casa e começar a cuidar. Fácil? Sim e não. Depois de um tempo, muitas podem ficar de mau aspecto e até fenecer.

As explicações para o insucesso são principalmente locais inadequados para a planta, substratos encharcados, falta de nutrição, entre outros fatores.
A planta perfeita precisa ser, além da que gostamos, também a que se desenvolverá de forma saudável e que ficará bonita no local para onde a destinarmos.

Escolha suas plantas conforme a luminosidade do local

begonias

O segredo para escolher o local perfeito para a planta está na luminosidade.

O jardim terá diferentes quantidades de luz natural conforme o horário do dia, conforme sua orientação solar, quantidade de nebulosidade e pelas sombras de edificações e muros.

Os interiores também deverão ser observados. Há luminosidade suficiente junto a janelas? Há sol direto e em que horário?

Veja a seguir os tipos de luminosidade conforme a orientação do terreno e casa.

Orientação Leste a Norte

Sol pela manhã, ideal para plantas de folhas sensíveis, tais como violetas africanas (Saintpaulia), begônias (Begonia spp.), samambaias (Platycerium, Dianthum, Nephrolepis, Asplenium,etc.) e lírio-da-paz (Spatiphyllum).

Também plantas de horta, do tipo folhosas (alfaces, rúculas).

Orientação Norte e Oeste

Sol após o meio dia até o ocaso. As plantas resistentes ao sol se beneficiam desta exposição.

Estão nesta listagem as árvores, a maioria das palmeiras e plantas arbustivas, muitas herbáceas de grande porte e muitas forrações e plantas aromáticas de condimentos.

Para exemplificar, temos árvores lindas como os ipês (Tabebuia spp.), arbustos floridos como as azaleias (Rhododendron spp.) e flores o ano todo com as herbáceas do gênero strelitzia (Strelitzia spp.).

Plantas com característica xerófita, adaptadas a regiões áridas, são de sol, como o agave (Agave spp.), com folhas acinzentadas e carnosas. Algumas, inclusive, têm pelos esbranquiçados que refletem a luz do sol, não permitindo que seu calor queime as folhas.

Estão neste grupo os aloés (Aloe spp.) e os calancões (Kalanchoe spp.).

Como dentro de casa, janelas com a orientação Norte-Oeste terão muito sol, poderemos cultivar plantas de vários tipos, até citros em miniatura, se desejarmos, dependendo do espaço disponível.

Se quisermos folhagens mais sensíveis, como a begônia rex, podemos diminuir a intensidade de luz com a colocação de cortinas leves, quase transparentes.

Sol indireto ou meia sombra

Nas áreas externas, plantas altas como árvores, palmeiras e arbustos terão suas sombras móveis conforme o horário do dia. É sob o abrigo que cultivaremos plantas mais sensíveis, como as bromélias.

Orientação Sul

Paredes e muros para o sul não terão sol durante o dia, mas a luminosidade natural poderá ser aproveitada para jardins especiais, com flores e de folhagens muito bonitas.

Exemplos são a aglaoanemas (Aglaonema)antúrios (Anthurium andreianum) e balsaminas (Impatiens).

Plantas para interior

Dentro de casa, temos dependências sem sol direto, como poços de luz e jardins de inverno, que também podem ser decoradas com plantas. Basta introduzir lâmpadas especiais que aumentem a luminosidade necessária para seu desenvolvimento.

A luz natural propicia a elaboração da glicose pelas folhas, no fenômeno conhecido como fotossíntese. Quando não há luz suficiente isto não ocorre, então o processo para a síntese da glicose para a obtenção de energia necessária para a planta viver será muito afetado.

As plantas de sol, necessitam dele para continuarem suas funções, mas as plantas de sombra serão inibidas no seu crescimento, mostrarão queimadura nas folhas e poderão definhar.

Outros cuidados importantes para a saúde das plantas

A planta para se desenvolver necessita de ar, luminosidade adequada, nutrientes e água. Muitas vezes ataques inoportunos de insetos acabam por matar a muda, independente de todos os fatores estarem certos.

A vigilância constante, principalmente em áreas externas, minimizará os efeitos nocivos, pois assim que surgirem deveremos fazer o combate das pragas, de forma ecologicamente correta.

A planta que você aprecia será perfeita para cada lugar que deseja se este for adequado para que se mantenha saudável e for bem cuidada.

Fonte: FazFacil