Plantas Variegadas

Vasos para Incrementar a Casa

Plantas com folhas que tem mais de uma cor são chamadas de variegadas. Podemos ter dois ou mais tons de verde, manchas de rosa, branco ou mesmo multicoloridas.

 São plantas que podem ornamentar recantos no jardim. Mas também algumas podem ser cultivadas em vasos, para áreas externas ou interiores.

Podem ser cultivadas sozinhas ou junto a outras plantas verdes e dar um efeito ornamental muito interessante. Encontramos desde arbustos a herbáceas e plantas herbáceas de forração, muito usadas como pendentes.

Vasos de Plantas Variegadas para Incrementar a Casa

Plantas Variegadas Arbustivas

As dracenas são excelentes para ornamentar áreas externas de meia sombra e mesmo interiores com boa iluminação.

Temos a Dracaena deremensis, de folhas listradas de branco amareladas e verdes, Dracaena godseffiana, a dracena-confeti, de folhas creme com pontuações verdes e a Dracaena sanderiana.

Há a Pleomele reflexa, ou dracena-malaia, e a Cordyline terminalis, de folhagem verde e creme ou tons de vermelho.

dracaenaDracena reflexa

Bambus de folhas variegadas podem fazer uma ornamentação surpreendente. Temos o Sasa fortunei, bambu-miniatura que deve ser cultivado sozinho em vasos largos.

Outros arbustos de folhagem colorida, como o Codieum variegatum, o conhecido cróton e a Breynia nivosa, mil-cores, necessitam de sol. Seu cultivo em vasos é possível com sucesso.

Dos arbustos para áreas internas com boa iluminação existe a Polycyas balforiana com folhas denteadas de margens brancas. Outra é a Polycyas guilfoylei, a árvore-da-felicidade-macho, de folhas denteadas em verde com manchas creme irregulares.
Para estes, usar vasos grandes, com no mínimo 1,0 m de altura.

Herbáceas Variegadas

O universo de plantas herbáceas é muito grande. No entanto, algumas, de alto porte, inviabiliza cultivo em vasos.

Em recipientes de tamanho médio com tutores ou treliças, podemos cultivar em interiores a Epipremnum pinnatum, mais conhecida como jiboia, o Scindapsus pictus, o potos-cetim e o Philodendron hederaceum, o filodendro-brasil.

scindapsus

Não podemos esquecer um gênero de planta que despolui o ar e pode ser adequada a cultivo em interiores, como é o caso do gênero Sanseveria.

Temos a Sanseveria cylindrica, a lança, a Sanseveria trifasciata var.laurentii, a espada-de-são-jorge e a Sanseveria trifascia Hahnii, a espadinha.

Outras plantas herbáceas interessantes são as plantas rasteiras, usadas nos canteiros para cobertura vegetal e que podem ser usadas para vasos como pendentes.

Temos a Episcia cupreata, planta-tapete, com folhas branco-azuladas de bordas mais escuras e flores vermelhas e o Lamium maculatum “Purpureum, de folhas verdes acinzentadas e inflorescência rosa”.

Para jardineiras em áreas com mais sol, recomendamos o Plectranthus coleoides, a falsa-hortelã, que forma cascata de folhas variegadas de creme e verde claro muito ornamental.

Decorando com Variegadas em Vasos

Para decorar mesas em interiores que tenham boa iluminação recomendamos as begônias, como a Begonia rex com muitas cores nas folhas.
Outra opção é a Begonia masoniana, também conhecida como begônia-cruz-de-ferro, de textura rugosa e mácula em tom de marrom escuro.

calathea-picturata-pqCalathea picturata

Pequenos vasos podem receber plantas de forração com folhas variegadas ou com máculas formando desenhos.

É o caso da família das marantáceas (Marantaceae), como a Calathea argyrea, a calatéia-prateada, de folhas acinzentadas e nervuras verdes escuras, a Calathea carlina, maranta-folha-de-prata, também de folhas arredondadas e quase brancas e nervuras em verde escuro.
Somam-se a essa família a Calathea picturata, com folhas verdes e desenhos em creme que lembram uma pena e a Maranta leuconera, com máculas marrons.

Com estas sugestões de plantas é possível fazer uma bela coleção em casa e decorar vários ambientes.

Fonte: FazFacil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *